quarta-feira, 29 de abril de 2009

SEJA BONZINHO COM O PORTUGUÊS



Este texto está pronto há um tempo, mas andava meio sem saco de corrigi-lo. Sim, gosto de revisar o que escrevo. Geralmente, levo alguns dias pra deixá-lo bonitinho, legal, interessante e, principalmente, pra não cometer muitos erros. De Português, viu? Porque errar na vida é quase um esporte pra mim.

E é sobre isso o que vou falar: tem muita gente escrevendo errado por aí. É em blog, é no jornal, em "outdoor". Isso me deixa pau da vida.

Antes de mais nada, registro aqui: eu também escrevo errado, claro! Mas procuro não dar tanto vexame.

Tem erro que a gente sabe que é de digitação ou por causa da pressa (sou rainha de engolir palavras porque, apesar de digitar rápido, meu pensamento é um pouquinho mais veloz que meus dedos). Mas tem erro que não dá, né?

Acho o maior barato uma pessoa criar um blog, ter coragem de expor suas histórias (ou estórias) num terreno tão público. Mas custa a pessoa escrever certinho?

Nossa língua é difícil pra caramba, cheia de regrinhas e exceções. E ainda resolveram fazer uma Reforma Ortográfica nela. Concordo que tudo conspira contra, mas sempre é possível escrever certo um deles é ler muito (material de qualidade, hein? Não vale coisa tosca, porque aí a coisa tende a piorar). Ler é o primeiro passo pra escrever bem. É clichê mas vale lembrar.

Não falo sobre usar a norma culta tão formal. Falo de saber que tem diferença entre "mais" e "mas" e também falo sobre aqueles que usam aquelas expressões de Internet, acho que chamam de "miguxez". E coerência, é pedir muito haver coerência no que se vai dizer? Misturar assunto é uma coisa, escrever de forma icompreensível é outra.

Pois bem, falei o que precisava falar há tempos. Tenho visto tanto erro "bobo" cometido por gente que diz que gosta de escrever. Se gosta, por que não aprende o básico pelo menos?

Um comentário:

  1. Aline
    A mamãe sempre corrigia os meus erros de Portugues. Até na escola, antes de entregar minhas provas para a supervisora, pedia mamãe para rever antes.
    Agora , ela não tem mais paciencia. As vezes lê o que escrevo, outras vezes não.
    Não comprei a nova ortografia ainda.
    Esqueci o dicionário em Santo Antonio.
    Quando empolgo envio sem ler. Não deveria.
    Se eu errar muito ,daí tem jeito de corrigir?
    Eu ficaria agradecida, porque mamae me acostumou mal.
    Com amizade Monica

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!