Emília no país da Gramática, de Monteiro Lobato, é provavelmente o livro mais original que já se escreveu sobre o assunto: a Língua Portuguesa pois é figurada como um país, o "País da Gramática", que é povoado por sílabas, pronomos, advérbios, berbos, adjetivos...
Muitos estudiosos de Lobato já afirmaram que o motivo para que ele tenha escrito este livro foi por "vingança", por ter sido reprovado aos quatorze anos de idade na prova de Português.
A boa notícia é que já saiu a edição com as novas regras da Reforma Ortográfica.
Minha sobrinha Lara, que está sendo alfabetizada, já tem presente garantido.
Se era esta a intenção de Lobato, ele deu um tapa de luva na professora de português dele (isso se ela estiver viva ainda!!) O teu texto me lembrou uma parte da minha infancia, quando retornava rapidinho pra casa depois da aula só pra ver o Sítio do pica-pau amarelo. Adorava o medinho que a Cuca me dava.. beijosss
ResponderExcluirEu via o sitio na 1a versão. esqueci os nomes dos interpretes. Mas eu estudava em um colegio maravilhoso. Eu li toda a coleção de Lobato por lá.Que pena que não li para meus alunos. Nós ganhavamos do governo de Minas várias histórias, mas Lobato era pouco.
ResponderExcluirEu li e lembro deste que mencionou. Vou comprar para mim. Se tem atual, não vou perder tempo. Estou com uma preguissinha de aprender nova gramatica.
Mas com o Lobato vai ser muito gostoso.
com carinho Monica