terça-feira, 9 de junho de 2009

FAZ ESCURO

Tenho andado bem ocupada e por isso não deu pra publicar este post no dia certo: 29 de Maio.
É que naquele dia fez 18 anos que um grande amigo meu, o Cazé, morreu.
Foi muito marcante essa perda por vários motivos e talvez o mais forte dele é que foi o 1o. contato que eu e meus amigos tivemos com a morte. Éramos todos jovens felizes, cheios de sonho e com uma vontade louca de aproveitar cada segundo de vida. De repente, um acidente de carro levou um cara de 19 anos. Velar o corpo do Cazé foi uma espécie de ritual de entrada na vida adulta. A partir daquele dia não seríamos mais imortais e eternos, como todo jovem jura que é.
Confeccionamos uma coroa de flores com a seguinte inscrição : SAUDADE ETERNA DA GALERA QUE TE AMA.
Não me lembro de quem foi a ideia, mas sei que a pessoa escolheu as palavras exatas: SAUDADES ETERNAS, pois ainda hoje sentimos todos a falta que aquele cara "alegre e extrovertido" faz.
Quando cheguei em casa de volta do sepultamento, fiz o que sempre faço quando estou triste: procurei um livro de poesia. Poesias sempre me dão algum tipo de conforto nessas horas.
Encontrei uma propaganda do livro de um poeta chamado Thiago de Melo, que trazia uma poesia cuja última estrofe diz assim :

FAZ ESCURO MAS EU CANTO/ PORQUE A MANHÃ VAI CHEGAR

Naquele momento fazia mesmo muito escuro, mas, jovem que era, entendi que deveria cantar porque a manhã chegaria e talvez amenizasse aquela dor tão forte no coração.
De fato chegaram outras manhãs que me mostraram que a vida há de seguir, não importa quantos amigos sepultemos.

Um dia na escola, numa sala vazia, eu me preparava para fazer uma prova quando entrou um senhor muito educado, deu-me bom dia e perguntou o que achei da palestra. - Desculpa, senhor, eu não pude assistir pois estava em prova. Sabe como é, o vestibular é daqui a pouco e os professores não liberaram o 3o ano pra palestra. Peraí, o senhor é o poeta Tiago de Melo, não é?
Sorrindo, ele disse que sim e me estendeu a mão.

Meus olhos encheram-se de lágrimas: naquele dia fazia 1 ano da morte do Cazé. 1 ano depois de ser confortada pela poesia, lá estava o poeta a me apertar a mão. Contei o episódio e falei da importância daquelas palavras, que não li somente como poesia e sim como uma instrução: CANTA, MENINA! A MANHÃ VAI CHEGAR QUERENDO VOCÊ OU NÃO. CANTA PORQUE OUTRAS PERDAS VIRÃO E NÃO SE PODE ENTREGAR O JOGO NO PRIMEIRO TOMBO.

Agradeci a ele por ter escrito aquilo, ao que ele respondeu: e ainda tem gente que pergunta qual a graça de ser poeta... Agora já sei o que responder: ser poeta é bom porque a gente faz meninas sorrirem, mesmo quando tudo parece sem saída.

Até hoje eu e meus amigos sabemos que há um pedacinho nosso enterrado junto com o Cazé, também com a Lili, com o Júnior... Mas aprendemos a cantar para celebrar as manhãs, que sempre chegam.

“Madrugada camponesa.
Faz escuro (já nem tanto),
Vale a pena trabalhar.
Faz escuro mas eu canto
Porque a manhã vai chegar.”

Cazé, sei lá onde você está. Mesmo assim, fica aqui uma homenagem da amiga.

5 comentários:

  1. Hoje fui com mamae no médico e depois fomos na casa do meu irmão visitar Raphael que machucou o joelho.
    E só voltei de tarde. E ainda recebemos a visita do meu irmão Homero.
    E só agora abri o computador. E voce lembrando de seu amigo que se foi.
    E hoje pela manha eu lembrei do papai.
    Eu deveria ter lido o que escreveu.
    Passei o dia todo com saudade doida.
    Mas agora que li a saudade não foi embora mas o encontro do poeta me fez lembrar do papai novamente.
    Eu não sei cantar nada. Nunca tive jeito para a musica. Mas só de encontrar quem tanto entende dos sentimentos já me aliviou.
    E este pedacinho da poesia que tanto lhe deu alento. Me deu alento também.
    Eu até vi o poeta entrando em sua sala.
    Estou feliz novamente, mas amanhã quando estiver em SA vou no cemitério contar pro papai, apesar de saber que ele já sabe e que está no céu.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  2. Aline querida, novamente estou aqui com os olhos cheios de lágrimas de suas palavras e complentando com as da Mônica.
    Dizem que não existem coincidências... Pque será que vc encontrou justamente o poeta um ano depois da morte do seu amigo? E será pque vc postou o seu texto só hoje, exatamente no dia em que a MÔnica estava com saudades do papai??? Nada tem explicação ou seria: tudo tem uma explicação...

    ResponderExcluir
  3. "O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..." (Mário Quintana)
    teu post me emocionou, bem como as palavras da Monica e da Marília.
    Um grande abraço da tua mais nova amiga

    ResponderExcluir
  4. Meninas, vocês me emocionaram. Agora estou aqui com lágrimas nos olhos e sem palavras. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aline ,também estou aqui sem palavras,... beijos

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!