quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Por que você escreve essas coisas?" ou PARA A MÔNICA, COM CARINHO

Um dia me perguntaram o que me levou a escrever um blog. Não soube responder, confesso.
Aí pensei que era só mais uma das coisas estranhas que faço todo dia, a vida toda. Mais uma esquisitice minha.
Meu senso crítico feroz sugeriu que eu parasse de escrever e de perder tempo. Meu lado que não tá nem aí para o que pensam falou que, se eu já perco tempo com tanta coisa, por que não perder com uma coisa que me dá prazer?
Escrevo desde muito novinha, desde que fui alfabetizada. Escrevia estorinha em quadrinhos, bilhetinhos para meus pais, redações na escola. Depois passei a participar de todo e qualquer concurso de redação ou frases. Fosse sobre o que fosse. Lembro até de ter mandado uma frase para a Revista Capricho sobre o filme "Dicky Trace" . Ganhei LP do filme, meia com a personagem do filme, adesivo do filme, enfim, uma festa. Foi a premiação que mais marcou, afinal, eu não vi o filme. Mas eu sempre ganhava alguma coisinha nos concursos.
Depois que eu cresci, fiquei muito mais crítica comigo e, embora saiba que escrevo de um jeito legal, tenho consciência de que não sou nada excepcional. Só que isso não me tira o gosto. Claro que eu adoraria ser uma escritora ótima, acrescentar algo à nossa literatura que anda tão pobre. Mas honestamente falando, o que eu escrevo é o que a maioria das mulheres da minha idade gostariam de escrever. Ou seja, não há nada de novo em meus textos. E não vejo contribuição literária neste aspecto. Sim, sou exigente pra caramba comigo mesma.
Hoje eu responderia à tal pergunta "Por que você escreve essas coisas?" com duas respostas. A primeira é "Porque eu gosto de escrever". A segunda resposta seria "de que outra maneira eu tocaria tão fundo o coração de uma pessoa senão através da escrita? De que outra forma eu receberia um carinho tão grande senão através da escrita?".
Exagero? Juro que eu também achava que meu texto nunca tocaria o coração de ninguém. Pois a Mônica Paiva foi bem mais sensível.
Eis o que ela escreveu pra mim.

"Aline,
Voce é o meu intervalo das leituras dos livros. Agora estou uma comilona de livros (...)
Eu sempre adorei escrever: respondia e escrevia para 50 ex amigas, na epoca de Natal. Fazia curso , passeava de excursão e assim que tinha uma brecha escrevia. E era uma decepção porque em 50 tinha resposta de tres. Mas não desanimava e no outro Natal fazia a mesma coisa.
(...)
Seu blog me encantou. É como se voce fosse a minha outra irmãzinha. Tenho quatro encantadoras irmãs. Torço por voce como torço pela felicidade delas. (...)

Internet é descoberta de um ano. E voce me respodendo é a melhor coisa do mundo.São as cartas que me eram devolvidas e que agora as recebo aos montes atraves de seus textos.

Desculpe as vezes que não entendo mas escrevo assim mesmo, só para ter o gostinho de saber que será lido.

Voce é minha amiga. E nos meus terços já a acrescento (...) Pois rezo o terço todo dia e em cada ave maria coloco uma de minha familia. Começo pelo meus irmãos, sobrinhos, cunhadas e cunhados. Voce já está incluida como uma cunhadinha, mesmo não tendo outro irmão para casá-la.
Depois é que vem minhas primas.
Desculpe ter escrito tanto.
Com carinho, Monica"