segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RESPONDENDO À MÔNICA

O Antunes Lobo, escritor português que foi um dos destaques da FLIP 2009, disse a seguinte frase: ESCREVER É MUITO DIFÍCIL E A CADA VEZ TORNA-SE MAIS DIFÍCIL FAZÊ-LO.
Concordo "ipsis literis" com ele e assim me justifico pela falta de criatividade do blog.
Numa outra parte da entrevista (publicada no jornal "Diário de Notícias", o escritor disse que durante a adolescência escrevia bastante : "Na época escrevia, corrigia e depois destruia o texto. Depois escrevia outro e repetia o ato de destruição. Fiz isso por anos."
Uma das minhas manias é a de sempre achar uma porcaria o que escrevo. Não tem jeito, eu sempre encontro pelo menos um erro de gramática cada vez que releio algo que escrevi. Isso sem contar nos inúmeros questionamentos: alguém vai se interessar em ler isso? Isso acrescenta alguma coisa?
Só depois de muito exercício comigo mesma, exercício contra minha auto-censura é que consegui relaxar um pouquinho e entender que por trás da falta de pretensão também bate um coração. Foi então que passei a escrever este blog. Mesmo assim sempre ouço uma vozinha me falando "você se acha, né?" ou jogando na minha cara "qualquer demente hoje em dia se diz escritor". E eu concordo. Mesmo assim venho sempre aqui. Cada vez menos, concordo. Poderia dizer que a falta de atualização é o motivo é o de sempre: falta de tempo. Mas não é só isso, não. Ando meio sem criatividade. Segundo um poeta amigo meu, isso acontece "nas melhores famílias". Acreditei porque me convém. E também porque quem sou eu para discordar com um poeta?
Como escrever é uma coisa que faço por prazer, prefiro não escrever nada do que postar umas coisas sem pé nem cabeça aqui. Respeito pela literatura e pelos meus amigos-leitores.
Portanto, Mônica, tenha um pouquinho de paciência com minha falta de tempo e também com a greve de criatividade que anda rondando minha mente.
Escrever não é fácil, acredite. Escrever mexe muito com emoções guardadas e, mesmo o texto mais simples e superficial, me faz ter contato com sensações que às vezes me incomodam.
Escrever é difícil. Antunes Lobo falou.

Um comentário:

  1. Aline
    Escrever é dificil mesmo. Vai falar quem nunca ganhou nenhum concursso literário, então pode anular as minhas palavras.
    Minha professora Tertuliana nos fazia escrever diariamente, mesmo se voce não tivesse afim.
    E eu me acostumei.
    Eu também sem exagero, porque na minha epoca era um exagero, fazia os meus alunos escreverem. Mesmo se escrevessem errado. Eu achava tudo engraçado, até os erros. O importante era a história em si.
    Acontece que sou afobada. Eu sabia que se entrasse no seu blog algo estaria escrito e minha afobação ia embora. Enquanto eu procurava outros escritos que muitas vezes eu ficava dias aguardando.
    Era como se aguardasse as cartas de antigamente.
    Mas voce é para mim e para muitos uma verdadeira escritora. Que preocupa com a nova ortografia, que estuda, que aprimora.
    Eu sou aprendiz. E daquela maneira bem antiga. Por imitação.
    Se eu ficar escrevendo por muito tempo vou ter que me aprimorar, mas por enquanto sãs as cartas que a outra pessoa recebe e joga fora.
    MUITO OBRIGADA MAIS UMA VEZ PELA SEU CUIDADO PARA COMIGO.
    QUEM OCUPA O SEU TEMPO EM DAR AS RESPOSTAS, É AMIGA DE VERDADE.
    E EU SOU SUA AMIGA SEMPRE.
    CONTINUO POR AQUI. VOU FICAR MAIS TRANQUILA E ESPERAR O SEU MOMENTO.
    MAS SE ME DER NA TELHA POR CAUSA DA DEMORA VOU PASSAR PARA DIZER OI., TUDO BEM?

    MAS QUERO TE CONVIDAR PARA ENTRAR NO BLOG DA DONA PERFEITINHA. SOU A ENTREVISTADA DE HOJE.
    ESPERO QUE GOSTE.
    COM CARINHO MONICA

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!