quinta-feira, 28 de agosto de 2014

COISAS QUE AMO



Não sou mulher só de gostar. Gostar pra mim é pouco e eu sou de extremos. Não sou de "mais ou menos": sou mulher de amar.

E nesta foto tem muita coisa que eu amo: minha cidade, o cais da minha cidade, a bandeira do meu país, barcos e o mar. Dá pra ser feliz sem mar?

Eu, que sou apaixonada por Minas Gerais, me pego pensando se um dia poderia viver feliz em uma cidade sem mar... Toda vez que viajo, quero logo ver o mar.

Adoro banho de rio -já mergulhei até no Rio Negro, em Manaus. Mas não tem jeito: só o mar faz eu me sentir plena. Quando mergulho, sou a pessoa mais livre do mundo.

Talvez por misturar duas paixões minhas - o mar e a literatura - senti vontade de deixar registrado aqui o poema de Fernando Pessoa que é quase uma ode ao mar (e é um a pena que a maioria das pessoas só conheça o pedacinho do "valeu a pena?".


Mar Portuguez

"Ó, mar salgado, quanto de teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó Mar.

Valeu a pena? Tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu"

2 comentários:

  1. "Valeu a pena? Tudo vale a pena
    se a alma não é pequena."
    Amo essa frase do F.Pessoa e ela me acompanha a muuuito tempo. É quase um talismã.
    Grande Abraço pra você

    ResponderExcluir
  2. Aline
    Papai adorava o mar.
    Acho que nós quatro ( os primeiros) de seis filhos nasceram no Rio de Janeiro não por acaso.
    Todos os anos íamos à praia.
    Papai parecia encantado com o mar.
    Ele ficava horas na praia e comia de tudo sem nada fazer mal.
    E a gente podia comprar 4 coisas, porque eramos seis , então tinha que ter um limite.
    Hoje só a Marilia mora no Rio. E ela é como o papai apixonada pela cidade e pelos cariocas.
    Eu também gosto do mar, mas amo demais meu mundinho mineiro.
    até logo Monica

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!