segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A sua ausência deixou a festa mais bonita - Renato Essenfelder • 2 de jan.

 A sua ausência deixou a festa mais bonita.

Desculpe, eu sei que ninguém gosta de ouvir isso, mas é verdade. Você era o convidado por educação, sem muita sinceridade, que a gente chama porque senão fica chato. Porém desagradável. No fundo (e não tão fundo assim), a gente não queria mais te ver.

A gente preferia, inclusive, nunca mais te ver.

Pensávamos que a festa demandava a sua odiosa presença, pensávamos que sem você a festa não era completa. Parecia importante que as trevas aparecessem apenas para serem inundadas de luz. Parecia importante a sua presença apenas pela liturgia da cerimônia, apenas para dizer adeus, goodbye, auf wiedersehen, sayonara. Mas, na verdade, não era.

Que presente maravilhoso, a sua ausência. A festa ficou mais bonita sem você.

Sem você as pessoas puderam dançar mais soltas, beijar mais gostoso, falar em voz alta, celebrar até o amanhecer. Sem você ficou mais fácil perceber que somos grandes, que somos belos, que somos felizes quando não somos oprimidos pela sua sombra sinistra, seu bafo de naftalina, sua frouxidão e seu cheiro de carne decomposta que, francamente, já nos enojava - mas que aturávamos, ou fingíamos aturar, em nome da civilidade.

Mas não havia civilidade possível na sua presença, apenas falsidade e uma inexplicável pulsão de morte - quando não a própria, que nos sentíamos mal só de ouvir a sua voz, a de tudo mais que vibra no país: natureza, cultura, música, povo.

Na presença de um homem tão minúsculo, todos nós nos apequenávamos, às vezes sem nos apercebermos disso. O senhor diminuía não apenas o Brasil, mas a gente brasileira. Que bom ver que somos tantos e tão fortes, longe da sua influência macabra. Que orgulho.

Vá com Deus, homem minúsculo, e que a Justiça dos homens o encontre onde quer que você esteja.

O amanhã será duro, o resgate da nossa dignidade não será fácil - nem rápido. Mas a festa já ficou mais bonita sem você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comenta aí!