sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tem hora que é hora de zerar-se.

Adoro música. Tenho algumas que me marcam, cada uma por um motivo especial.
Tenho pensado muito em como as pessoas se perdem delas mesmas, de como se camuflam ou se apresentam de um jeito diferente do que elas realmente são. Talvez seja parte daquilo que a gente chama "viver em sociedade": é preciso inventar uma personagem e vendê-la, para ser aceito ou até para não assustar os outros.
Ainda há pouco ouvi uma canção que me arrepiou e me faz refletir toda vez que a ouço: Canto de Ossanha do (magnífico Vinícius de Moraes e do não menos sensível Toquinho):

"Quem dá mesmo não diz
O homem que diz "vou" não vai
Porque quando foi já não quis
O homem que diz "sou" não é
Porque quem é mesmo é "não sou"
O homem que diz "estou" não está
Porque ninguém está quando quer
(...)

Pergunte pro seu Orixá
Amor só é bom se doer

Vai, vai, vai, vai amar
Vai, vai, vai, vai sofrer
Vai, vai, vai, vai chorar
Vai, vai, vai, vai dizer
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor"

Já reparou que tem muita gente que se anuncia muito, que perde tempo dizendo que faz isso e aquilo, quando, na verdade, quem faz o que sente vontade de fazer não costuma sair por aí estampando em outdoor? Tem gente que diz "quero ser feliz", "não quero me apegar a ninguém", "não estou na fase de me envolver com ninguém". Gente, tantos planos, tantas condições... pra quê? A gente só tem que fazer uma coisa: viver. E deixar rolar: quando deixamos de querer fazer nosso destino e nos entregamos a um amor quando ele surge, somos felizes. Acho uma puta contradição dizer "eu quero mais é ser feliz", mas impormos tantas condições e exigências.Assim não aceitamos/ enxergamos o que a vida nos oferece. Às vezes de bandeja, até.

Tem tanta gente por aí economizando emoções, dizendo que quer recuperar o tempo perdido. E isso lá existe? O tempo que passou, passou. E se você o julga perdido, é pura ilusão pensar que vai recuperá-lo. O jeito é viver o novo tempo que e aproveitar o que ele oferece. Ser feliz com o que ele oferece. Mas ser feliz por inteiro e não aquela felicidade parcelada em 36x. Ser feliz é consequência disso: do que se faz com o que a vida oferece. A busca pela felicidade é caçar o que nos é importante: realizar sonhos, viver paixões, entregar-se.

Não dá pra querer ser feliz se a cabeça está cheia e condições. É preciso coragem para zerar-se e ir aonde imaginamos estar o que nos fará feliz.

Esvaziar-se de emoções passadas para encher-se de outras. Recomeçar quando o fim de algo se anuncia. Recomeçar sempre é fundamental. Exige coragem, mas quem disse que dá pra ser feliz sob o manto da covardia?

Tá infeliz no trabalho? Recomeça. Muda o jeito de fazer as tarefas diárias. Se não resolver, pede demissão. Não parcele sua felicidade. Tá infeliz no relacionamento, respira fundo, cria coragem e parte pra outra. Vai doer pra caramba no início, mas vale a pena. Não se contente com amor parcelado. Tá infeliz com os amigos? Conheça gente nova, não se deixe virar um resmungão por estar com um grupo que já não tem mais nada a ver com você.

São atitudes simples, e o simples nunca foi (e talvez nunca será) fácil. A vida não é fácil. Viver é difícil pacas. Tanto quanto sobreviver. Cada um tem suas dificuldades e a gente sabe que facilidades para não se reciclar existem aos montes.

Vai. Vai. Vai amar. Vai. Vai. Vai sofrer. Vai. Vai viver.

5 comentários:

  1. "É preciso coragem para zerar-se e ir aonde imaginamos estar o que nos fará feliz."
    GOSTEI!
    Frase firme e decidida como a dona.
    Bjos

    Deixo contigo, um pouco de Cecília Meireles:

    O Amor..
    É difícil para os indecisos.
    É assustador para os medrosos.
    Avassalador para os apaixonados!
    Mas, os vencedores no amor são os
    fortes. Os que sabem o que querem e querem o que têm!
    Sonhar um sonho a dois,
    e nunca desistir da busca de ser feliz, é para poucos!!"

    é OU NÃO é?

    ResponderExcluir
  2. Aline
    Eu li mas uma vez só. Vou voltar amanha pra ler de novo porque mamae está me atazanando pra me procurar sobre carneiro dágua a internet sobre ele pois tinha na fazenda onde nasceu.
    Mas é uma musica danada de verdadeira.
    Estes dois não brincavam em serviço pra fazer musica.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  3. Aline, adorei essa postagem é a mais pura verdade, a gente esquece o qto de condições colocamos em nosso caminho, precisamos zerar, e perguntar pro Orixá, é tudo que tenho feito, amei, cada dia te admiro mais e dou uma passada aqui sempre que tenho tempo, bjus minha linda, seja feliz!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline. Adorei o texto. Concordo com inumeras partes dele. Meu e-mail é ramos-daniele@hotmail.com bjos!

    ResponderExcluir
  5. Berimbau é uma das músicas que mais gosto do Vinícius.
    Bjus.

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!