sábado, 11 de junho de 2011

FLIP 2011 - Oswald de Andrade, o homenageado





A FLIP, em sua 9a. edição, já faz parte do calendário cultural do Brasil e do exterior.
Sua vasta programação não se restringe apenas às palestras e nem à Literatura: Durante cinco dias acontecem shows, apresentações de teatro, dança, oficinas literárias e de desenho... Uma verdadeira festa cultural.


Neste ano o homenageado é o modernista Oswald de Andrade,um dos protagonistas da "Semana de 22". 

Precursor da Tropicália e da “poesia marginal” dos anos 70, Oswald escreveu, entre outros, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Pau Brasil (1925) e Manifesto Antropófago (1928). Com Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) apresentou a prosa experimental ao Brasil. 
A homenagem, claro, abordará a Semana de 22, a Antropofagia e o Nativismo Pau-Brasil, mas não só: visa mostrar que “Ainda há muito a explorar sobre este pensador de uma miscigenação sem nostalgia da identidade (bem à frente, portanto, do atual discurso multicultural), o crítico da civilização técnica e, sobretudo, o criador de uma poética que restaura o arcaico para se libertar do passado”, acrescenta Costa Pinto, curador da Flip, que faz mais comentários sobre a escolha do homenageado no Blog da Flip


É isso aí: já foi dada a largada para esta fantástica Festa Literária, dia 06 passado começaram as vendas dos ingressos (eu já garanti  3 mesas na Tenda dos Autores!), agora é só aguardar (ansiosamente,porque a blogueira aqui é compulsiva e ansiosa) as possíveis desistências, encaixes de última hora e, principalmente,  o show de abertura. Vai ficar de fora?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comenta aí!