segunda-feira, 1 de março de 2021

MANIAS

Tenho umas lembranças antigas, da época de 1ª série, sabe? Lembro de estar prontinha pra ir pra escola e minha mãe, ao me ver arrumada, levantava minha saia para dar uma conferida no que estava usando por baixo: se a calcinha fosse velha, ela mandava eu trocar.

De tempos em tempos, ela fazia uma varredura nas nossas gavetas de calcinhas, minha e da minha irmã: as calcinhas que não fossem novas (ou, pelo menos, que não parecesse assim), não tinha conversa, iam pro lixo.
Desde sempre, se ia viajar ou dormir na casa de alguma amiga, minha mãe perguntava “não tá levando calcinha velha, não, tá?”. Quando ia passear, ouvia “colocou uma calcinha nova?’.

Quando eu reclamava, ela falava “Vai que você leva um tombo na rua e a calcinha aparece?” .
Tinha também o argumento do acidente: já pensou sofrer um acidente e ter de ir pro hospital? Chega lá e tá usando uma calcinha velha. Que vergonha!”.

Uma mania meio doida que, de tanto ser repetida, eu herdei. Até hoje não consigo ter aquela calcinha de algodão, com o elástico largo que, dizem, é ótima pra ficar em casa.
De vez em quando eu achava que era exagero ter tanta calcinha tinindo de nova. Sim, porque minha gaveta de lingerie parece mostruário de loja. Mas uma coisa falada tantas vezes desde a infância, sabe como é, fica na cabeça da gente.

Há alguns anos, indo do trabalho para casa, de moto, me acidentei. Levei um tombo que me faria ficar alguns meses em casa. Deitada numa das pistas da Epitácio Pessoa, enquanto esperava os Bombeiros me levarem para o hospital, liguei pro namorado " Caí. Calma, tá tudo bem. Acho que só quebrei a perna. O resto tá inteiro. E a calcinha é nova.”. Mania é mania.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma mania geral....voce tem que estar preparada para qualquer situação....lembro de seu acidente ...que não foi pouca coisa apesar de sua calma ...e ainda bem que a calcinha era nova !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu amor,a mamãe nem se lembrava desse detalhe.Ainda bem que você aprendeu direitinho.Viu quanto valeu o carinho de mamãe coruja?

    ResponderExcluir
  4. Aline, mamãe não verificava nossas calcinhas nas gavetas, mas sempre dizia para prestar atenção pois podíamos sofrer um acidente, exatemente como sua mãe.Ainda bem que as nossas foram cuidadosas até mesmo em pequenos detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Aline
    acho que isso é mania de mãe mesmo, por que a minha sempre falava pra eu andar 'bonitinha por baixo', pois vai que acontecesse algum acidente de percurso... Até hoje ela me dá conjuntinhos de presente, ela sempre acha um que é a minha cara. Outro dia, dei uma espiada na gaveta dela e fiquei pasma com tanta coisa bonitinha.
    Ela sabe das coisas:)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Aline ,minha mãe tbem tem essa mania ..rs
    beijão pra vc

    ResponderExcluir
  7. A minha mãe tb!!!!!!! Eu tb tenho uma "loja" na minha gaveta de lingeries! ADORO! São uma extenção de mim! Me lembro do dia que beijei pela primeira vez e qre me senti adulta, me auto-promovi para o mundo dos adultos !!! (tinha 11 anos) kkkk Fui logo na minha mãe dizendo que não podia mais usar aquelas calcinhas de "criança"! Ela tirou da sua "loja" uma linda e sexy e me deu! E saímos para comprar meu novo estoque, não tão sexy com as dela, mas de "menina-moça" como ela dizia! Obrigada pela doce lembrança que vc me propocionou com seu post! BJS

    ResponderExcluir
  8. A minha mãe tb!!!!!!! Eu tb tenho uma "loja" na minha gaveta de lingeries! ADORO! São uma extenção de mim! Me lembro do dia que beijei pela primeira vez e qre me senti adulta, me auto-promovi para o mundo dos adultos !!! (tinha 11 anos) kkkk Fui logo na minha mãe dizendo que não podia mais usar aquelas calcinhas de "criança"! Ela tirou da sua "loja" uma linda e sexy e me deu! E saímos para comprar meu novo estoque, não tão sexy com as dela, mas de "menina-moça" como ela dizia! Obrigada pela doce lembrança que vc me propocionou com seu post! BJS Gisele

    ResponderExcluir
  9. Eu escutei da mamae mais ou menos a mesma coisa, mas não tolero sutiã me apertando. Comprei um novinho para ir pro Rio ,mas aqui em casa estou com o velho.
    Agora as calcinhas. Não sei quem me dise para deixar uma nova para quando a gente morrer ser enterrada. Eu vou dar trabalho porque vão ter que comprar. Novinha , novinha sem nunca usar não tenho. Há a Marilia me deu de presente . Então se su morrer por estes dias vou ter uma novinha, mas se demorar muito...logo logo vou usar.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe dizia a mesma coisa rss, mas eu não aprendi como vc, as vezes visto as velhas e antes de sair eu penso... se Deus quiser hoje não vai acontecer nada! rss até parece que adianta.
    E quando vou sair com um carinha novo e não quero de maneira nenhuma terminar na cama (sabe como é, precisamos ser difíceis) aí lanço mão de novo da calcinha velha rss por mais que eu queira eu penso no que está por baixo e pronto... nada acontece rss
    Beijos
    Bela

    ResponderExcluir
  11. Acho que isso ja faz parte da cultura feminina.
    Um dia, uma tia enquanto presenteava uma prima com um conjuntinho disse: "Quando você vir uma mulher bem arrumada pode acreditar que por baixo está muito melhor!".

    ResponderExcluir
  12. A minha até hoje me faz botar umas fora qd tão velhas demais... E me faz usar calcinha nova pra sair, hehehe e pra ir na gineco =P beeeeijo

    ResponderExcluir
  13. Eu já escrevi mas só vou completar que a poucos dias joguei fora um punhado de calcinhas
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  14. Tenho calcinhas velhas pra xuxu e mamãe sempre reclama, ainda vai passar vergonha na rua com essas calcinhas srsrs!!!
    Comecei agora no mundo dos blogs, achei seu blog por acaso gostei dele e coloquei o link no meu tudo bem?

    ResponderExcluir
  15. Essa coisa de calcinha realmente marca. Minha mae sempre encheu o saco para ter um grupo seleto de calcinhas para viajar. Jamais usar as de "ocasioes especiais no dia a dia". Por outro lado, uma amiga, psicótica, dizia que jamais poderíamos usar calcinha e sutia de cores diferentes. É uma bosta, mas todas as vezes que olho pra uma calcinha, nao penso num homem, mas sim, na minha mae ou nessa minha amiga!

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!