terça-feira, 1 de setembro de 2009

1 de Setembro de 1939

Há exatos 70, com a ivasão da Polônia por tropas alemãs, inciava-se a II Guerra Mundial.
O objetivo da Alemanhã era reaver os territórios alemães perdidos ao final da Primeira Guerra e dar início ao plano de Hittler de estabelecer uma "nova ordem" na Europa, baseada no princípio da superioridade germânica.
Esta Guerra foi o maior conflito militar da História, durou seis anos, envolveu 72 nações e provocou a morte de mais de 50 milhões de pessoas. Durantes este conflito foram criados os campos de concentração, as câmeras de gás e a intolerãncia aos judeus foi elevada ao nível máximo.
Como se diz por aí, é importante lembrarmos de nossa História, para que os erros não se repitam. Hoje é dia de lembrar que qualquer tipo de preconceito, seja religioso, racial ou qualquer outro, rende frutos podres.
Eu gostaria que minhas sobrinhas vivessem num mundo menos injusto e muito mais tolerante. Por isso faço minha parte: tento racionalizar minhas estranhezas diante de alguém "diferente". Ao fazer isso, sei que não conserto o mundo, mas tenho certeza de sou uma preconceituosa a menos.

2 comentários:

  1. Voce sintetizou o que eu gostaria de dizer neste dia.
    Chega de guerras, mas parece doença, tem paises que tem gosto de guerra ,
    Vamos pedir paz e perseverar.
    Com crinho Monica

    ResponderExcluir
  2. Aline
    infelizmente o preconceito e a discriminação ainda existem, e muitas vezes são camuflados por parte de quem deveria por fim.
    A diferença entre o pensamento e o ato ainda é muito grande.
    Não basta todo mundo falar que não tem preconceito, tem que agir.
    Por conta disso, vou fazer parte da Marcha Mundial, que partirá daqui 1 mes da Nova Zelandia. Se quizeres saber mais e divulgar esta marcha, acessa lá http://marchamundial.org.br/
    bjos

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!