sábado, 18 de dezembro de 2010

Você lê muito, né?

Você lê muito,né?"Canso de ouvir isso. Desde pequena ouço esta frase ou suas variações. Muitas vezes vêm com um complemento (que me faz doer o estômago): Como agüenta?
De fato, é difícil não eu ter um livro na bolsa, mas confesso que me aborreço com o rótulo que isso me confere: intelectual. Bullshit! Em terra de cego, definitivamente, quem tem um olho é Rei.
Só que às vezes me sinto meio "aberração", sabe? Parece que sou diferente só porque gosto de ler. É estranho sentir que me olham meio de lado, parece que estão apontando o dedo e falando "olha só que coisa mais esquisita: ela lê. E lê muito".
No antigo emprego, eu tinha uma amiga, a Francisca, que também "lia muito". Era impressionante como isso chamava atenção dos outros. Todo mundo comentava. Caramba! Será que isso é motivo pra comentários?
Não tenho o direito de obrigar ninguém a ter os mesmos interesses que eu, embora eu sonhe que no meu país fosse normal as pessoas lerem, lerem muito. Quem sabe um dia?
Como falei, é comum ouvir que leio muito. Aí, quando estou com paciência, pergunto : "E você, também gosta? O que lê?". Na maioria das vezes a resposta é um silêncio. Um ou outro se manifesta.
Tem dias que provoco: “Qual o último livro que leu?”.Várias vezes, porém, em vez do constrangido silêncio, respondem: "Ai, eu também adoro ler. Na escola eu lia todos os livros que a professora mandava." . Tem uns que dizem " Li O monge e o executivo" e também "O Segredo". Outra resposta comum é "Leio tudo do Paulo Coelho". Ai, ai, ai... Paulo Coelho vale? Como diria a sapeca Emília do Monteiro Lobato: Eca! Que nojo!
Os admiradores de minha ''intelectualidade'' têm sempre pelo menos duas desculpas para não ler: o preço do livro e a falta de tempo. Mas quem tem tempo? Eu não o tenho sobrando, mas... ando de ônibus, então, em vez de reclamar do tráfego lento, eu leio. Na Europa, ler nos ônibus, trens e metrôs é muito natural; no Brasil, não. Metrô parece arquibancada de jogo de futebol. As pessoas falam muito alto e é raro ver alguém lendo. No máximo, as páginas esportivas de um jornal.
E por falar em Europa, quando entrei na FENAC de Lisboa e fiquei com vontade de chorar: lá os preços são em Euro, compadre! Isso mesmo: Euro, quase 3 vezes mais do que nosso "Realzinho". E todo mundo lê por lá. Nos metros e comboios da vida, ou numa praça, durante o horário de almoço. "Importei" o hábito: leio muito no meu horário de almoço. Se tiver uma pracinha com sombra por perto, então...
Também gosto de escrever (você percebeu, tenho certeza). Por isso adoro uma frase do Ruy Castro: Ler é 2a melhor coisa do mundo... Escrever é a melhor. A que você está pensando é hour concours.

10 comentários:

  1. Lá em casa meus pais compravam livros para lermos e tivemos na escola professores que faziam a gente ler.
    Eu acostumei!
    Mas quando trabalhava lia só a parte pedagogica, porque chegava em casa tão cansada que não queria fazer nada!
    Hoje aposentada já li em um ano 45 livros .

    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  2. oi Aline ,só passei aqui pra uma visitinha ,,beijão pra vc ..Eu sempre venho aqui ,mas nem semrpe faço comentários ,viu :;adoro seu blog .

    Eu gosto muito de ler e realamente as pessoas arrumam inumeras desculpas por não gostarem ..

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    eu também não entendo quem não gosta de ler. Ultimamente eu ando mais pro lado da filosofia, coisa que eu queria fazer a muito tempo e to gostando. Ando lendo um pouco de tudo e isso tem me feito um bem danado. É como você disse, o Brasil não tem o nível de cultura dos países de 1mundo , e acho que a mídia pouco estimula pra isso, apenas quando ocorre a feira do livro, aí sim, se fala bastante. Pelo menos aqui em Poa já se sabe que na semana da feira todo mundo lê alguma coisa, nem que seja pra não ficar por fora!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Bom, esse seu post já faz um tempo, mas me senti na obrigação de comentar.
    Pq passo pela mesma situação que vc!
    É incrível como as pessoas não gostam de se informar, aprender...
    Pra mim ler é um prazer enorme.. e para certas pessoas, é uma obrigação.
    Quando ouço algum tipo de comentário como: "Odeio ler!" dá até vontade de chorar.
    A pessoa cai muitíssimo no meu conceito.
    comecei a frequentar seu blog agora e já estou me identificando muito!

    A propósito, ia fazer letrar porque amo ler e também escrever... Mas vi que não era muito minha área...

    Parabéns pelos textos.
    Estou amando
    bjs
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi,
    seja muito bem-vinda ao blog. Pelo que vc comentou, tenho certeza de que vai gostar deste espacinho.
    Olha,eu resolvi fazer faculdade de Letras depois de desistir de Jornalismo. E adivinha p q escolhi jornalismo? Pq AMO escrever/ler.
    beijo grande.
    Aline

    ResponderExcluir
  6. Olá aline, adorei teu blog e estou te seguindo, caso queira seguir-me também, veja:http://asvozesdomar.blogspot.com/

    Feliz Ano Novo!
    Abç!

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!

    Entrei em seu blog por acaso, procurando textos da Martha Medeiros, e acabei me encontrando nos seus posts.
    Li vários deles e já até adicionei em meus sites favoritos para acompanhar os novos posts.

    Parabéns pelo blog! Realmente muito bom!

    Beijos

    Steffi

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,

    Senti que cê escrevia pra mim!
    Quando eu tinha uns 13 anos, a bibliotecária veio conversar com a minha mãe pra saber se tinha algo errado comigo porque eu não saia da biblioteca...

    Eu sempre colecionei adjetivos por ter sempre um livro na bolsa.
    Uma vez 4 amigos(2 Líbios muçulmanos e 2 coreanas) me pediram pra levá-los a um night club, às 9 da noite, em Besançon, França. Quando lá chegamos, estava vazio! Ninguém bebia e não dava pra conversar devido a música. Eu então, eu tirei o meu precioso livro da bolsa, e fiquei lendo até a hora da balada começar.
    Yep, levo livro até pra balada!!

    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  9. Oi!!! Estou passando para te parabenizar! Lindo o teu Blog! Amei! Para alguém como eu que está apenas iniciando, é uma ótima referência!

    Também amo ler! E já fui alvo deste tipo de comentário. Percebe-se quando uma pessoa alimenta este hábito pela sua fluidez verbal. Não importa o que digam... Bjs

    ResponderExcluir
  10. Costumo dizer que fui "obrigada" a ler, não, não tinha ninguém especificamente me obrigando a nada. Deixe que me explique; nasci numa cidade do interior do Paraná, criada pelos avós que eram de uma religião que não permite televisão, nem radio tínhamos.
    Bom quando pequena sempre fui introspectiva, não era tímida, era diferente digamos, muitas vezes tenho muito pra falar então ate pareço um papagaio, mas na maior parte do tempo gosto de não ter que falar e me calo.
    Bom enfim, só me sobrou a leitura como distracção, li Hamlet com 8 anos, nunca li Paulo Coelho, chamem me preconceituosa, li quase tudo da Zibia Gasparetto, e mais uma porrada de livros espíritas, cato cada erro, mas enfim gosto é gosto...
    Não leio nada obrigado, nem pra vestibular, pego os resumos e pronto, não gosto de poesia, não prende minha atenção, adoro viajar numa boa trama, as vezes leio cada romance lamechas aff, Bom enfim, só pra dizer que compreendo perfeitamente o que diz sempre me senti meio extraterrestre também, só não escrevo, não sei escrever, e não tenho muita paciência para regras gramaticais, mas enfim se o Saramago escreveu um livro inteiro sem elas, e virou ate Nobel, quem sabe eu um dia também.
    Aproveitando pra dizer que em Portugal tem nas estações de metro, livros a preços que variam a partir de 1 Euro.Ja na Fnac é tudo caro.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta aí!